Páginas

Estilo: Pin Up

As pin-ups mostraram o poder das mulheres muito antes do feminismo e da revolução sexual. Nas décadas que antecederam o surgimento desses movimentos libertários dos anos 60, a ilustração e a fotografia de garotas atraentes ou famosas já revelavam os primeiros sinais da liberação feminina, ao mostrar o poder do corpo e da sensualidade da mulher na cultura popular.
O artista plástico peruano Alberto Vargas (1896-1982) praticamente criou o conceito pop das pin-ups. Desde sua chegada a Nova York em 1916 ele ficou fascinado pela beleza e estilo das garotas americanas e passou a retratá-las. Nos anos 40, a revista Esquire publicou um calendário com as garotas criadas por Vargas (Varga Girls) que virou um sucesso imediato. As garotas e o artista tornaram-se conhecidos mundialmente e, durante os anos da Segunda Guerra Mundial, as pin-ups de Vargas viraram símbolos patrióticos e estímulo aos soldados americanos.
Mais do que inspirar os artistas, as garotas que têm servido de modelos para pin-ups desde os anos 80 têm assumido uma postura mais ativa de construção e divulgação dessa imagem. Entre as mais famosas está a modelo, performance e atriz Dita Von Teese. Inspirada pelas mulheres fatais e pin-ups dos filmes hollywoodianos dos anos 30 e 40, ela recriou a arte do burlesco com suas performances sensuais e fetichistas. Fã confessa de Betty Grable, Marilyn Monroe e Rita Hayworth, Von Teese não se encaixa nos padrões de beleza das últimas décadas. Com seu estilo retrô, ela tem se mostrado uma musa elegante, sensual e provocativa.

Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/pin-up.htm
 

 

 [

Bjs!!

0 comentários:

Postar um comentário

Mande o seu pitaco!