Páginas

Força na peruca: Chapéus


 Antigamente, o chapéu servia como fator de distinção de classes na sociedade, com o tempo caiu em desuso, mas agora volta como uma das grandes apostas de grifes nacionais e internacionais.
A palavra provém do latim antigo "cappa", "capucho" que significa peça usada para cobrir a cabeça. Os primeiros modelos surgiram por volta do ano 2.000 a.C.. Tratava-se de um chapéu de copa baixa e abas largas que os gregos usavam em suas viagens como uma forma de proteção.
Mas foi depois da Renascença, nos séculos XIV-XVI, que os chapéus masculinos adquiriram diversos formatos, sendo ricamente enfeitados, e usados pelos homens poderosos. Data desta época o aparecimento das boinas, na Itália, constituídas de uma peça circular de tecido franzido nas laterais, contendo uma faixa por onde passava um cordão ajustável. 
Até os anos 50, nenhum homem elegante saia de casa sem chapéu, mas com o boom dos movimentos estudantis, a partir dos anos 60, para se diferenciar dos seus pais, os jovens passaram a ignorá-lo. Somente nos últimos meses, com a aposta de grandes nomes da moda internacional, o acessório voltou a entrar em cena e o que era antigo e velho agora é considerado vintage e fashion.
Aqui no Brasil ainda não é muito usado, mas estou torcendo pra ver muitos além dos meus por aí!!
E pra quem precisa de algumas idéias pra tirarem o pó dos seus, aí vai:

Fica a dica!!
Bjuuu

0 comentários:

Postar um comentário

Mande o seu pitaco!