Páginas

REDESCOBRINDO SÃO PAULO - Parte 1

Apesar da violência, do alto custo de vida, do trânsito e da correria dessa cidade enorme, eu sou uma mega apaixonada por São Paulo.
Semana passada, aproveitei a emenda do feriadão pra passear com a minha mamis por alguns pontos turísticos do centro. Vale muito a pena o passeio...


CATEDRAL DA SÉ
Inaugurada em 1954, a Catedral da Sé está localizada na Praça da Sé, marco zero da cidade. O arquiteto responsável foi o alemão Maximilian Emil Hehl, que projetou uma enorme igreja em estilo eclético, por possuir vários elementos de estilos distintos, como a cúpula e o arco ogival, mas que predomina claramente o neogótico, inspirada nas grandes catedrais medievais europeias.
Todos os mosaicos, esculturas e mobiliário que compõem a igreja foram trazidos por navio da Itália. Entretanto, devido às guerras mundiais, houve grande dificuldade para se concluir a obra.




SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS
Solar da Marquesa de Santos, situado na cidade de São Paulo, foi adquirido em 1834 por Domitília de Castro e Canto Melo, a Marquesa de Santos, que o transformou numa das residências mais aristocráticas de São Paulo.
Devido a suas características arquitetônicas, pode se supor que este edifício seja um representante remanescente da última metade do século XVIII e é considerado hoje como o último exemplar de arquitetura residencial urbana do século XVIII.
O Solar passou, entretanto, por diversas mudanças de uso e a várias reformas, recebendo acréscimos e modificações sucessivas. Em meados do século XIX, presume-se, passou a contar com a sua atual atual feição neoclássica e por volta das décadas de 30 e 40 do século passado teve seu anexo construído em etapas.







CASA DA IMAGEM
Criada para ser a sede do Acervo Iconográfico e promover sua preservação, pesquisa e difusão, esta instituição também desenvolve ações voltadas à memória da imagem documental de nossa cidade.

A implantação da Casa da Imagem, destinando o imóvel a exposições do rico acervo fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo, iniciou-se em 29 de agosto de 2011 e foi  inaugurado em 19 de novembro de 2011.






SECRETARIA DA JUSTIÇA



PÁTEO DO COLÉGIO
O Pátio do Colégio é o marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo. O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas.
Há fragmentos de uma parede de 1585, remanescente do antigo colégio dos jesuítas na edificação atual, que tem inspiração na original seiscentista, visto que a igreja foi demolida em 1896 e o palácio dos Governadores, em 1953, sendo inaugurado o conjunto no formato atual em 1979.







Tem muita coisa pra ser vista... fica pra parte 2 do passeio...

Bjuuuu

0 comentários:

Postar um comentário

Mande o seu pitaco!